Acaba de chegar quentinha sobre nova divisão no futebol brasileiro
A recente eleição de Samir Xaud para o cargo de presidente da CBF no lugar de Ednaldo Rodrigues fez reacender o debate sobre uma possível criação de uma nova divisão no futebol brasileiro. E quem garantiu isso foi o dirigente do ASA, de Arapiraca. Em entrevista ao ‘ge’, Rogério Siqueira, que também é representante dos clubes que disputam a Série D do Campeonato Brasileiro, revelou uma conversa com Xaud.
A ocasião, que teria sido no último domingo (25), serviu para debater a criação de uma quinta divisão, intitulada de Série E da competição nacional. De acordo com Siqueira, a entrada de Xaud, então representante da Federação Roraimense de Futebol, pode reacender o debate para a criação da nova divisão.
“Temas relevantes como a possível criação da Série E do Campeonato Brasileiro, que já vêm sendo debatida desde o ano passado com a equipe de competições da CBF, encontram agora um ambiente institucional mais favorável para evoluir. Uma gestão que reconhece a importância da base e das divisões de acesso pode ser decisiva para fortalecer de forma definitiva o alicerce do futebol nacional”, afirmou.
Campeonato Brasileiro terá nova divisão?
Ainda não é certo se, de fato, será criada uma Série E para a competição nacional e quando ela seria implantada. Entretanto, segundo a declaração do dirigente do ASA, a ideia pode acabar sendo viabilizada nos próximos anos. Vale lembrar que o calendário nacional dispõe das Séries A, B, C e D, cada uma com seus regulamentos.
Na Série A, 20 clubes disputam o título em jogos de ida e volta e os quatro últimos são rebaixados para a Série B, disputada em mesmo formato, onde os quatro primeiros sobem e os quatro últimos caem para a Série C. Esta tem um formato um pouco diferente. São os mesmos 20 clubes, mas que jogam apenas em turno único. As oito melhores campanhas vão para a segunda fase e os clubes são divididos em dois grupos com quatro times.
Os dois melhores sobem para a segunda divisão, enquanto os quatro piores da primeira fase caem para a Série D. Esta, por fim, tem um regulamento diferente: 64 times divididos em grupos com oito clubes disputam jogos em turno e returno. Os quatro melhores de cada grupo avançam de fase e vão se enfrentando em mata-mata, até definir os quatro que são promovidos para a Série C.