Presidente diz SIM para criação de nova divisão no Brasileirão

O debate sobre a reformulação das divisões de acesso do futebol brasileiro permanece ativo e agora, ganhou um apoio de peso. A presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF) e vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Michelle Ramalho, declarou ser a favor de criações de novas competições, incluindo a possibilidade de uma nova divisão, a tão sonhada Série E, porém também se estuda a ideia de aumentar a Série D, mudanças implementadas a partir de 2027.

“É uma ideia da CBF, e considero excelente. Quanto mais competições houver, melhor. Seja aumentando o número de vagas na Série D, por exemplo”, comentou Ramalho.

A CBF e os representantes das agremiações estão constantemente debatendo qual dos dois caminhos será o melhor a ser seguido. Ao criar a quinta divisão que teria 64 clubes na disputa, a Série D teria apenas 20 participantes, ou ampliar a própria quarta divisão, para 96 agremiações. Vale ressaltar que ambas as propostas, visam garantir um calendário mais longo e sustentável para os times que disputam competições menores.

No exemplar que está sendo estudado, a Série C funcionaria como uma porta de entrada para a disputa do Brasileirão, com um formato estilo regional e sistema de acesso e descenso com a Série D. Contudo, na proposta de extensão da quarta divisão, aumentaria a quantidade de participantes, porém manteria a competição com base na pirâmide do regulamento do futebol nacional.

Nas duas situações, os dirigentes defendem que mais times consigam ter suas vagas asseguradas na temporada seguinte, evitando qualquer tipo de interrupção nas atividades por falta de calendário.

A vice-presidente da CBF salientou a importância de estimular o futebol nacional e de ampliar o número de jogos para os clubes menores terem investimentos. De acordo com Michele Ramalho, mais competições disputadas significam mais oportunidades para que técnicos, jogadores e receitas sejam desenvolvidas, além de uma melhor projeção no futebol nacional, ajudando as agremiações a se manterem ativas durante todo o ano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.