Após Abel e Jesus, técnico português com números melhores assina para trabalhar no Brasil
Após 66 dias atuando no Brasil, Rui Duarte teve seu contrato renovado até o fim de 2026. O técnico português teve um início de trabalho no Athletic superior dos compatriotas Jorge Jesus, Abel Ferreira, Artur Jorge e Leonardo Jardim, rendimento que conseguiu retirar o time mineiro da zona de rebaixamento da Série B. Além do treinador, os integrantes da comissão técnica, Neca Fernandes e Frederico Carmo, também ampliaram o vínculo.

Anunciado no dia 04 de junho, Rui Duarte chegou para substituir Roger Silva, que entregou o cargo após um início decepcionante na segunda divisão do futebol brasileiro. Vale ressaltar que o Athletic é uma SAF, controlado por Thássilo Soares, agente de Vinicius Júnior.
O treinador português chegou no início de junho, porém demorou a ser regularizado e não esteve à beira do campo na derrota da equipe para o Amazonas e nem no triunfo do Athletic sobre o Operário-PR.
Logo na sua estreia no comando da equipe, causou boa impressão nos torcedores por conquistar uma vitória diante do líder da Série B, Goiás, fora de casa.
Com um retrospecto de quatro vitórias e apenas uma derrota nos cinco primeiros confrontos à frente do Athletic, Rui Duarte conseguiu apresentar um início de trabalho superior aos de Jorge Jesus no Flamengo, Artur Jorge no Botafogo e Leonardo Jardim no Cruzeiro.
Contando apenas com seis partidas, Rui assemelha aos números de Abel Ferreira em 2020, logo no seu início no Palmeiras, quando conquistou quatro vitórias, um empate e uma derrota.
Contudo, após um começo promissor na Série B, o treinador viu o Athletic emendar três empates, diante do Coritiba, Paysandu e Atlético-GO.
Antes da renovação, Rui Duarte esteve à frente do Athletic em oito jogos, sendo quatro vitórias, três empates e uma derrota, o suficiente para tirar o clube mineiro da 19ª posição da tabela, e pular para a 13ª, com 24 pontos na classificação.
Próximo jogo
O Athletic entra em campo na próxima terça-feira (12/08), quando enfrentará o CRB no Estádio Rei Pelé, em Maceió. A bola vai rolar às 19h (horário de Brasília), pela 21ª rodada da Série B.