Transferência de Firmino: clube brasileiro já se prepara
A transferência de Roberto Firmino será benéfica para o CRB, de Alagoas. O atacante que está deixando o Al-Ahli, da Arábia Saudita, para compor o elenco do Al-Saad, do Catar, deverá render um bom valor para o Galo da Pajuçara. Revelado nas categorias de base, o clube alagoano monitora de perto a negociação para saber se terá direito ao percentual do mecanismo de solidariedade da FIFA, que prevê parte do valor de transferências internacionais para os times considerado formadores.
Em conversa com o Globo Esporte, Anielly Wanderley, advogada do CRB, explicou como o Departamento Jurídico está trabalhando e acompanha toda a situação.
“Primeiro, a gente precisa saber como foi a transferência. Se foi venda. Caso tenha sido venda, o CRB, como um dos clubes formadores do jogador, tem direito a um percentual. Então, a gente aguarda a notificação da Fifa, o que não tem prazo para acontecer”, comentou Anielly, ainda comentando que o clube está com um advogado especialista neste assunto, e que aguardam apenas as informações oficiais que só podem ser repassadas pela FIFA.
O site brasileiro ainda entrou em contato com o estafe de Firmino, que confirmou a negociação, porém não revelou os valores da venda para o time do Catar.
Caso receba as informações, será segunda vez que o CRB receberá valores por uma negociação de Roberto Firmino. Em 2015, o atacante deixou o Hoffenheim rumo ao Liverpool, o que rendeu R$ 1,1 milhão, como detalhou o presidente do clube na época, Marcos Barbosa.
Em 2015, o jornal The Guardian e a BBC noticiaram que o valor total da venda ficou em aproximadamente R$ 140 milhões.