Corinthians aceita proposta bilionária e Rodrigo Garro vai vestir camisa de americanos
O presidente em exercício do Corinthians, Osmar Stábile, confirmou que o clube paulista assinou a renovação com a Nike por mais dez anos, no valor de R$ 1,3 bilhão. O comunicado foi feito durante a inauguração do novo “Terrão”, evento que ainda contou com a presença de ídolos da história do Timão.
“Nessa madrugada, o Corinthians assinou o maior contrato de camisas do futebol sul-americano, por volta das 2h. Aproximadamente, R$ 1.3 bilhão, contrato definitivo foi assinado nessa madrugada”, declarou o mandatário.
De acordo com informações de Stábille, as negociações com a Nike foram concluídas desde o fim de junho. Vale ressaltar que a Adidas chegou a apresentar uma oferta para o clube paulista, porém a proposta dos norte-americanos terminou vencendo, confirmando que Garro e companhia permanecerão vestindo os trajes da marca.
Um dos principais problemas que não fizeram com que a proposta da Adidas avançasse foi o risco jurídico envolvendo a rescisão com a Nike. O Corinthians queria que a empresa alemão assumisse qualquer eventual responsabilidade legal da negociação, o que travou as conversas.
Segundo informações do portal online, Meu Timão, a Nike apresentou uma proposta significativa e bem mais vantajosa para que o Corinthians assinasse um novo contrato, praticamente dobrando o valor no anterior. Outro detalhe importante, foi o fato da empresa norte-americana abrir mão de parte da participação nos lucros obtidos com as vendas de outros produtos licenciados do clube que são produzidos por outras marcas. A distribuidora ainda decidiu não cobrar as dividas referentes ao fornecimento dos materiais esportivos que ultrapassaram os limites previstos no acordo anterior.
“Ajustamos o contrato e ficou melhor. Se a Nike não entregar material, não consegue atingir o objetivo de ganhar dinheiro junto com o Corinthians. Falamos sobre pontualidade nas entregas”, finalizou.
A renovação com a Nike evitou um possível problema milionário com a fornecedora nos tribunais, por conta de uma cláusula de renovação automática que foi acionada unilateralmente pela marca no fim de 2024. Na ocasião, a Fisia, empresa representante da Nike no Brasil, enviou uma carta registrada ao clube no dia 16 de dezembro, e três dias depois, um e-mail endereçado à diretoria propondo um novo acordo entre as partes.
Com não obteve nenhuma resposta da antiga gestão de Augusto Melo, a Nike decidiu recorrer a uma cláusula contratual que prorrogava automaticamente a parceria até o fim de 2029. Em comunicado divulgado no fim de maio, a diretoria do Corinthians reiterou seu compromisso vigente com a marca norte-americana, confirmando a continuidade a parceria por mais tempo.