Após disputa do Mundial, técnico do Borussia Dortmund perdeu lugar para Renato Gaúcho

Após campanhas de destaques dos times brasileiros no Mundial de Clubes, as equipes e seu elenco ganharam grande visibilidade mundial ao longo do torneio. Além dos jogadores, os técnicos também ficaram em evidência pelo protagonismo que tiveram nos duelos da competição, principalmente diante dos adversários europeus mundialmente conhecidos.

Um levantamento feito pelo Google evidencia o “boom” nas buscas pelos nomes dos treinadores de Flamengo, Fluminense, Botafogo e Palmeiras, durante o torneio. A pesquisa foi feita através do Google Trends, e publicada pelo portal Lance!, reunindo dados levantados entre 14 de junho a 10 de julho, dias antes da final do torneio. São atribuídos índices de busca aos técnicos que variam de 0 a 100, onde o maior valor significa mais volume nas pesquisas pelo nome.

Apesar das equipes brasileiras terem chegado ao Mundial de Clubes menos badalada pela mídia e público, o cenário mudou ao longo da competição, com todos interessados pelos treinadores que atuavam no Brasil. Dentre os mais pesquisados, o técnico do Real Madrid, Xabi Alonso, foi mais pesquisado entre todos os participantes do torneio.

O peso de estrear no comando da maior equipe do planeta, fez com Xabi liderasse a lista, onde aparece com índice 100 de pesquisa no Google Trends, número máximo atribuído ao volume de buscas. Na sequência, aparece Pep Guardiola e Luis Enrique, completando o pódio dos técnicos mais buscados pela ferramenta. O técnico do Manchester City teve índice de 64 no interesse dos usuários, enquanto o atual finalista do PSG surgiu com 47 pontos marcados.

Brasileiros mais acessados

Entre os técnicos que atuam no Brasil, o comandante mais pesquisado ao longo do Mundial de Clubes foi Renato Gaúcho, o que chegou mais longe na competição. O técnico do Fluminense teve um índice de 32 na pesquisa internacional dos usuários através do Google Trends, ocupando a quinta posição do ranking total. Em seguida, Filipe Luís do Flamengo, aparece em seguida com 31 pontos. Vale ressaltar que Abel Ferreira e Renato Paiva, ficaram fora do Top-10.

A pesquisa ainda analisou a perspectiva de crescimento nas buscas, comparando o tamanho da procura durante o Mundial de Clubes e as pesquisas em um período anterior. Neste caso, Renato Paiva vence disparadamente com um aumento de 940% no interesse do público, sendo seguido por Filipe Luís com um crescimento de 540%. O semifinalista Renato Gaúcho foi o terceiro mais buscado com 510%, tendo Abel em último com apenas 110% mais buscas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.