Gigante brasileiro coloca R$ 50 milhões na mesa e investe no futebol
A Petrobras anunciou o investimento de R$ 50 milhões no futebol feminino para a atual e próximas temporadas do campeonato. A informação foi confirmada por Alessandra Teixeira, gerente de patrocínio da companhia, durante sua participação no evento “Mais Energia para Elas”, realizado nesta quinta-feira (10), na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF).
Na ocasião, Alessandra destacou a parceria com a FPF e classificou o investimento da gigante empresa brasileira na modalidade como algo “estratégico” e fundamentados em valores compartilhados entre a entidade paulista e a própria Petrobras.
Mesmo sem detalhar a divisão do aporte entre as categorias de base e profissional, nem especificado quais federações e equipes serão contempladas, a gestora afirmou que ações voltadas à formação de atletas já estão em andamento atualmente.
Vale relembrar que entre as iniciativas já apoiadas pela Petrobras em parceria com a Federação Paulista de Futebol estão os naming rights de competições e incentivo a eventos voltados às categorias de base, como festivais esportivos e ação de formação.
Um dos principais projetos em andamento da empresa é o Centro de Treinamento e Desenvolvimento do Futebol de Araraquara, no interior paulista. Fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Araraquara, Petrobras e Fundesport, o CTserá um espaço exclusivo para o desenvolvimento total da modalidade.
A estrutura atenderá meninas e jovens de 11 a 20 anos, com alojamentos, campos de treinamento, áreas de convivência e até mesmo um miniestádio. O projeto tem um orçamento inicial de cerca de R$ 34 milhões e previsão de entrega no fim de 2026, ou seja, antes da Copa do Mundo no Brasil.
Veja outras iniciativas:
- Naming rights e visibilidade de competições
Paulistão Feminino (Sicredi), Copa Paulista, Copinha Feminina e Taça Paulistana – todas com naming rights Petrobras.
Competições de base também receberam o selo Petrobras: Sub‑20, Sub‑17, Festival Sub‑12 e Sub‑14 e a “Caravana Petrobras de Desenvolvimento”.
- Premiação e apoio financeiro aos clubes
Os clubes do Paulistão Feminino ganharam um bônus extra de R$ 1 milhão, elevando a premiação total para R$ 4,23 milhões.
- Formação técnica e profissional
Financiamento de cursos para líderes e professores: “Liderança Feminina” (em parceria com a La Liga), capacitações para docentes de educação física, além de ações de formação técnica, social e ambiental.
- Estratégia de longo prazo e impacto social
Apoiando desde a base até o alto rendimento, a Petrobras quer estimular infraestrutura, combate ao preconceito, equidade de gênero e inclusão no esporte.