Marta pode jogar no Brasil para alegria dos torcedores
Maior jogadora de futebol de todos os tempos, a principal dúvida dos brasileiros é se Marta irá disputar a Copa do Mundo em 2027, torneio que será disputado no Brasil. A camisa 10 está confirmada na disputa da Copa América Feminina, que inicia no próximo dia 11 de julho, no equador.
Após a eliminação precoce na última edição do mundial, disputado na Austrália e Nova Zelândia, a jogadora deu uma declaração importante em meio a tristeza, deixando no ar a dúvida sobre quando iria “pendurar as chuteiras”.
“A Marta acaba por aqui. Estou muito grata pela oportunidade que tive. Continuem apoiando. Para mim é o fim da linha agora, para elas só o começo”, declarou Marta, após a eliminação na fase de grupos da Copa do Mundo em 2023.
Importante nos momentos difíceis, Marta retornou para a disputa das Olímpiadas, mas não desejava ir além do torneio. Em entrevista a CNN Sports, a camisa 10 do Brasil anunciou sua aposentadoria da Seleção após a conquista da medalha de prata, após 16 anos.
Mesmo com o bom desempenho nos Jogos Olímpicos, Marta reforçou a decisão de que iria se aposentar, chegando a ficar de fora das convocações do técnico Arthur Elias, não participando de nenhum ciclo para a disputa da Copa América.
Contudo, a jogadora retornou a equipe na última Data-FIFA antes da disputa oficial do torneio entre seleções sul-americanas, confrontos diante do Japão. Nas duas partidas, a camisa 10 foi aplaudida pelo público presente, que admirava todos os seus passos em campo. Como o Brasil será o país-sede da próxima Copa do Mundo, a decisão de se aposentar foi balançada dentro do coração da maior jogadora do mundo.
“Como brasileira, desde o primeiro momento que escolheram o Brasil para sediar a Copa, sempre pensamos em jogar. Mas quero viver um dia de cada vez, o meu pensamento não vai mudar pelo Mundial ser aqui”, declarou a camisa 10.
Eleita seis vezes melhor jogadora do mundo, a Rainha foi convocada por Arthur Elias para disputar a Copa América Feminina. Marta retornará a disputar a competição após ter ficado de fora em 2022, por conta de uma lesão. Na época, o Brasil conquistou o título contra a Colômbia.
Com um planejamento diferente estruturado pela própria Marta, que trabalha com idas e vindas, além do treinador Arthur Elias, a camisa 10 está confirmada no torneio, com o pensamento de que: “Enquanto estiver bem e puder ajudar, estará lá”.
“Quero usufruir dessa reta final da melhor maneira possível, mas não quero me cobrar tanto, como sempre foi na minha vida. Estou me preparando para cada jogo. Acho que o Arthur está fazendo da maneira correta, chamando quem está melhor. Não adianta chegar e falar que vou jogar a Copa, precisa ver o dia a dia”, revelou a Rainha.
Vale ressaltar que Marta deseja sim estar em campo pelo Brasil em 2027, na disputa da Copa do Mundo, vontade está compartilhada pelas companheiras de seleção e pela comissão técnica comandada por Arthur Elias, porém ela entende que a missão não será fácil, visto que atualmente a atacante tem 39 anos, e no ano do torneio, estará com 41.
Até o momento, a única certeza é de que Marta poderá ser vista novamente vestindo a camisa do Brasil nesta Copa América Feminina. Porém, pode ser que este seja o último torneio da camisa 10 com a Seleção.