John Textor bate o martelo e decide renunciar comando do time

O empresário norte-americano John Textor, anunciou sua renúncia ao comendo do Lyon, clube francês que está em crise e recorrendo do rebaixamento na França, para focar um pouco mais no Botafogo e outras iniciativas do grupo Eagles Football Holdings Limited.

O empresário decidiu abdicar de todos os seus cargos de liderança do clube e nomeou novos dirigentes para que tomem conta da situação. Michael Gerlinger assumiu como CEO, enquanto Michele Kang será a nova presidente.

Sua decisão tem como motivação dar mais atenção ao Botafogo e em outras atividades em que atua. O Darling Brussels, da Bélgica, também se tornou uma das prioridades do mandatário, em conjunto com suas estratégias do grupo Eagles no Reino Unido, onde possui o Crystal Palace e prevê a compra de uma nova agremiação.

A decisão aconteceu em meio à crise do rebaixamento administrativo do Lyon. Um dos principais clubes franceses teve seu descenso decretado por questões financeiras pelo órgão esportivo responsável no país, porém está correndo. A dívida do time é de aproximadamente 175 milhões de euros (R$ 1,1 bilhão). Vale relembrar que Textor segue como mandatário das demais iniciativas do grupo Eagle e que a mudança ocorre apenas na subsidiária francês, além do comando do Lyon.

Confira o comunicado completo

“A Eagle Football Holdings Limited confirmou hoje seu apoio às mudanças de liderança que ocorrerão em sua subsidiária Eagle Football Group (França) e Olympique Lyonnais.

John Textor, presidente e proprietário majoritário da Eagle Football Holdings, atuando na qualidade de diretor único e em nome do único acionista do Olympique Lyonnais, nomeou hoje Michael Gerlinger para o cargo de Diretor Geral (CEO) e Michele Kang para o cargo de Presidente e Presidente. O Sr. Textor renunciou a seus cargos de liderança no Olympique Lyonnais em favor da nomeação da Sra. Kang e do Sr. Gerlinger.

Michele Kang, que também é uma das principais acionistas da Eagle Football Holdings, atua no conselho do OL desde 2023, foi nomeada presidente e presidente. Ela terá um papel ativo no apoio à gestão executiva do OL, incluindo a liderança do processo de apelação do clube com o DNCG.

Michael Gerlinger, atualmente Diretor de Esportes da Eagle Football, foi nomeado Diretor Geral do Olympique Lyonnais. Uma figura amplamente respeitada na administração do futebol europeu, Michael traz mais de duas décadas de experiência em governança, assuntos regulatórios e operações esportivas.

O Sr. Textor permanece como presidente, CEO e proprietário majoritário da Eagle Football Holdings (Reino Unido), principal proprietário da SAF Botafogo (Brasil), Olympique Lyonnais (França), Crystal Palace FC (Inglaterra) e Daring Brussels (Bélgica). Em termos de responsabilidades do dia-a-dia, ele agora voltará a focar sua atenção nas estratégias de aquisição do SAF Botafogo, Daring Brussels e Eagle’s Football no Reino Unido.”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.