Atual presidente do Barcelona é dono de uma fortuna de cair o queixo

Joan Laporta voltou a ser notícia nesta semana após criticar duramente a arbitragem por conta da eliminação do Barcelona na semifinal da Champions League nesta última terça-feira (06). O clube catalão perdeu a Inter de Milão por 4 a 3, na prorrogação, o que revoltou o presidente, que afirmou ter sua equipe prejudicada no duelo.

A fala do mandatário reacendeu o interesse sobre quem é o homem por trás de um dos clubes mais valiosos do mundo.

Presidente do Barça é milionário

Nascido no dia 29 de junho de 1962, Joan Laporta é um advogado formado pela Universidade de Barcelona e fundador do escritório Laporta & Arbós, que atende algumas das empresas mais influentes da Catalunha. O homem anda possui um histórico politico: deputado no Parlamento da Catalunha entre 2010 e 2012, período no qual defendeu pautas separatistas.

Apesar de não haver uma estimativa exata de sua fortuna, Laporta acumulou um patrimônio e grande influência ao logo das décadas, por meio do direito empresarial e da política.

Cumprindo seu segundo mandato como presidente do Barcelona, tendo o primeiro (2003 e 2010), marcado pela ascensão do clube no cenário mundial com a chegada de Guardiola, Messi, Xavi e Iniesta, o mandatário retornou ao cargo em 2021, em meio a uma grave crise financeira do clube catalão. Desde então, ele segue tentando equilibrar as contas e fazer novos acordos comerciais.

Em janeiro de 2025, o presidente foi citado em uma investigação judicial por suposto envolvimento em um investimento suspeito de €4,7 milhões ligados à empresa CSSB Limited. O caso aumenta ainda mais a pressão ao seu comando, já marcado por dificuldades econômicas e negociações complexas.

Apesar de não divulgar oficialmente seu patrimônio, Laporta é visto como uma das figuras centrais nos bastidores do futebol europeu, tanto pelo poder simbólico dentro do Barcelona, como pelos vínculos empresariais na Catalunha.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.