Apesar de ser nomeado, Dorival Jr acabou não acertando com alvinegro
Nesta segunda-feira (28), o técnico Dorival Júnior foi anunciado oficialmente como novo comandante do Corinthians para a sequência da temporada. Aos 63 anos, este será seu primeiro trabalho após a demissão do comando da Seleção Brasileira em março deste ano. Com isso, ele será mais um nome na história a comandar os quatro gigantes do futebol paulista.
Com passagem por grandes clubes do futebol brasileiro, Dorival poderia ter adicionado o Botafogo em seu currículo. Acontece que, em 2021, o jornalista Fred Soares cravou que o técnico era o favorito para assumir o Glorioso, que naquele ano disputaria a Série B do Campeonato Brasileiro. Dorival, que tinha deixado o Athletico-PR, era visto como favorito ao cargo principalmente pelo fato de ter subido com o Vasco anteriormente.
Porém, Dorival Júnior não chegou e ainda não teve nenhuma passagem pelo Botafogo na carreira. O Glorioso teve dois técnicos naquele ano: Marcelo Chamusca, que ficou entre fevereiro e julho; e Enderson Moreira, que levou o clube ao título da Série B, mas foi demitido em fevereiro do ano seguinte.
Dorival Júnior viveu período sabático na carreira
Com mais de 20 anos trabalhando como treinador, Dorival acumulou passagens por clubes como Santos, Atlético-MG, Flamengo, Vasco, Palmeiras, Fluminense e São Paulo. Em 2020, teve uma rápida passagem pelo Athletico-PR e ficou quase um ano a frente do clube. No entanto, com a invasão de técnicos estrangeiros no país, Dorival acabou sendo deixado de lado e ficou um período longe dos gramados.
Ele só viria a assumir um novo trabalho em março de 2022 quando foi contratado pelo Ceará. Com um grande início de passagem pelo clube nordestino, acabou atraindo olhares de outras equipes e aceitou uma proposta do Flamengo para substituir o português Paulo Souza. No Rubro-Negro, foi campeão da Copa do Brasil e da Libertadores.
Porém, o Rubro-Negro optou por demitir o técnico em uma decisão surpreendente ao final daquela temporada. Dorival acabou assumindo o São Paulo e levou o clube ao inédito título da Copa do Brasil em 2023. No ano seguinte, chegou ao comando da Seleção Brasileira, onde esteve até março deste ano.