Flamengo foi certeiro no mercado e contratou super dupla para defesa
O Flamengo vive uma grande fase na temporada sob comando de Filipe Luís. Ex-jogador do clube, ele assumiu como técnico em setembro do ano passado após a demissão de Tite e já conquistou os títulos da Copa do Brasil do ano passado e do Campeonato Carioca e da Supercopa do Brasil este ano. Além disso, o clube pode se orgulhar de ter a melhor defesa do país.
O Rubro-Negro tem uma incrível média de apenas 0,48 gols sofridos por partida, já que foram apenas 12 gols em 25 partidas disputadas na atual temporada. No último domingo, com a vitória por 4 a 0 sobre o Corinthians, os cariocas chegaram ao seu quinto jogo consecutivo sem ser vazado. O ranking elaborado pelo ‘ge’ mostra que o Flamengo tem a defesa menos vazada, seguido pelo Atlético-MG.
O Galo disputou 23 partidas até o momento e era o líder no ranking. Entretanto, com os gols sofridos nos últimos jogos, a equipe comandada por Cuca acabou indo para a segunda posição, com 13 gols sofridos, que dá uma média de 0,56 gol por partida. Na sequência, aparecem Bahia (19 gols em 31 jogos, com média de 0,61 por jogo); Internacional (14 gols em 21 jogos, média de 0,66) e Palmeiras (18 gols em 25 jogos, média de 0,72).
Dupla defensiva do Flamengo vem se mostrando bastante efetiva
Vale destacar que o trabalho de Filipe Luís no sistema defensivo vem sendo bastante valorizado. O treinador optou por escalar uma dupla de zaga formada por Léo Pereira e Léo Ortiz, com Wesley na lateral-direita. Danilo, que também vinha sendo escalado como zagueiro, é uma opção no banco de reservas.
Léo Pereira chegou ao Rubro-Negro em 2020 vindo do Athletico-PR por pouco mais de R$ 27 milhões na época. Ele foi contratado para substituir o espanhol Pablo Marí e viveu altos e baixos na posição, mas agora está se firmando. Já Léo Ortiz chegou há pouco mais de um ano por cerca de R$ 36 milhões.
Quando Tite era o técnico, o jogador era pouco escalado ou improvisado como volante. Porém, desde que Filipe Luís assumiu, ele foi colocado em sua posição de origem e vem dando conta do recado.