Notícia tão esperada sobre a arbitragem brasileira é manifestada pela CBF

O coordenador-geral da Comissão de Arbitragem da CBF, Rodrigo Cintra, indicou uma data para o início da profissionalização dos árbitros do futebol nacional. Ele declarou que os treinamentos em vigor fazem parte de um plano que será finalizado em um novo perfil para juízes e assistentes a partir de 2027.

De acordo com a informação dada por Cintra ao comentar sobre o inícios do treino nesta última segunda (14), no Rio de Janeiro, o evento é algo inédito no país.

“É um evento inédito para a arbitragem brasileira, para o futebol brasileiro. É o primeiro de um ciclo de eventos que vai culminar em 31 de dezembro de 2026 com a profissionalização da arbitragem”, revelou.

A profissionalização é um serviço antigo da arbitragem brasileira, além de comentaristas e especialistas. Segundo as regras atuais, juízes e assistentes precisam ter uma fonte de renda independente do que ganham ao apitar partidas nas competições no Brasil. Na prática, são amadores, adaptados a estarem em um meio cercado de profissionais, seja em campo ou no banco de reservas.

As buscas por profissionalização das arbitragens tem crescido nos últimos meses devido aos erros cometidos durante as partidas do Brasileirão e da Copa do Brasil. Na atual edição da competição de pontos corridos que iniciou no fim de março, várias críticas foram disparadas aos árbitros pelas falhas evidentes.

Nos últimos dias, uma reportagem publicada ela revista Piauí, denunciou gastos milionários da CBF com parlamentares, figuras da classe artística e membros do Poder Judiciário, foram expostos, além do aumento nos salários de presidentes das federações estaduais, aumentando ainda mais o descontentamento da sociedade.

Apesar dos altos valores gastos pela entidade, a revista revelou a suspensão de todas as viagens áreas e hospedagens pagas pela CBF a árbitros da Série A e do Brasileirão, algo onde deveria ser realizado quinzenalmente um treinamento e avaliação física em um clube privado do Rio. Segundo a CBF, algumas restrições orçamentárias foram feitas e a avaliação passou a ocorrer apenas por vídeo conferência.

Alguns dias depois da publicação da Piauí, a CBF anunciou o período de treinamentos aos árbitros no Rio. No dia que ocorreu o anúncio, duas equipes de arbitragens foram afastadas por erros cometidos no Campeonato Brasileiro. No total, 72 profissionais da área deram início ao treino.

“A CBF hoje nos dá todas as condições. O presidente Ednaldo Rodrigues, quando chegamos e apresentamos para ele as ideias e os projetos, sempre foi muito empático com tudo isso. Ele é um grande entusiasta de que a gente tem condições de melhorar ainda mais”, declarou o coordenador-geral.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.