Por essa poucos esperavam, chefão da F1 pode ser a salvação do Manchester United
A transformação promovida por Sir Jim Ratcliffe desde que passou a comandar parte do Manchester United tem se refletido, sobretudo, na gestão do clube. A reestruturação incluiu demissões em massa e a substituição de profissionais em diferentes setores. Agora, segundo o Daily Mail, o próximo reforço desejado pelo bilionário pode vir diretamente da Fórmula 1.
Mudanças em curso no famoso clube inglês
O clube está em negociações avançadas com Michael Sansoni, engenheiro sênior de simulação de desempenho da equipe Mercedes, uma das mais bem-sucedidas da Fórmula 1. A expectativa, de acordo com o jornal, é que Sansoni deixe o automobilismo para assumir o cargo de chefe de análise de dados no United.
Reforço estratégico
O interesse de Ratcliffe em Sansoni não é por acaso. Em entrevista concedida no ano passado ao United We Stand, o empresário criticou duramente o setor de análise de dados do clube, apontando-o como um dos maiores pontos fracos da atual estrutura. Na ocasião, destacou que seu objetivo é implementar o “melhor sistema de recrutamento do mundo”.
Nesse contexto, a experiência de Sansoni pode ser fundamental. A relação entre ele e o Manchester United é facilitada pelo fato de a Ineos — empresa liderada por Ratcliffe — ser acionista de um terço da Mercedes e uma das principais parceiras da escuderia na Fórmula 1. A transferência do engenheiro é vista como uma “mudança dentro de casa“, mantendo o vínculo com a Mercedes, mas agora em um novo projeto.
Graduado em Engenharia Aeronáutica e Astronáutica pela Universidade de Southampton, Sansoni faz parte da Mercedes desde 2014. Ele é considerado peça-chave na performance dos carros de George Russell e Andrea Kimi Antonelli, pilotos da equipe para a temporada 2025 da Fórmula 1.
Dentro de campo, o Manchester United vive uma fase complicada. A goleada sofrida contra o Newcastle no último domingo consolidou a pior campanha da história do clube na Premier League, mesmo com seis rodadas restantes. A equipe ocupa atualmente a 14ª posição, com apenas 38 pontos.
A última esperança de título na temporada é a Liga Europa. O time enfrenta o Lyon nesta quinta-feira, em Old Trafford, no jogo de volta das quartas de final, após um empate por 2 a 2 na ida.