Confirmado na Europa: Pentacampeão da Champions desiste do Super Mundial

Faltando pouco menos de dois meses para o início do Super Mundial de Clubes, a FIFA procura um substituto para o León, clube mexicano que acabou sendo barrado da competição. E, mesmo sem ter vaga garantida no torneio, o Barcelona desistiu de tentar participar da primeira edição do continental nesta temporada.

Os catalães tiveram a ideia de conversar com a FIFA e solicitar a entrada no torneio caso conquistasse a UEFA Champions League este ano. Joan Laporta, presidente do Barcelona, até viu a possibilidade como positiva, mas resolveu desistir sem ao menos tentar. Segundo informações do ‘Lance!’, o clube vê a participação como inviável pelo fato de que as vagas europeias já estão preenchidas.

Ao todo, serão 12 times europeus na competição: os últimos vencedores da Champions (Chelsea, Manchester City e Real Madrid) além de nove times qualificados pelo ranking da UEFA (Bayern de Munique, Borussia Dortmund, PSG, Inter de Milão, Juventus, Atlético de Madrid, Benfica, Porto e RB Salzburg).

Suspensão do León do Super Mundial de Clubes

Em março deste ano, a FIFA optou pela exclusão do León, clube mexicano que havia garantido vaga no Super Mundial deste ano por ter sido campeão da Liga dos Campeões da Concacaf 2023. O motivo da exclusão se deu pelo fato de a equipe ter como dono o empresário Jesús Martínez Patiño, que também é dono do Pachuca, clube mexicano que também garantiu vaga na competição.

Conforme o regulamento, é proibida a participação de duas ou mais equipes que possuam o mesmo proprietário. A FIFA prometeu anunciar um substituto em breve para o grupo que conta com Flamengo, Chelsea e Espérance (Tunísia). Alguns clubes já estariam sendo sondados para ocupar a vaga dos mexicanos. Segundo informações da ‘ESPN’, a entidade pode apelar para o ranking da Concacaf para escolher o clube participante.

Como o Super Mundial já conta com os mexicanos Monterrey e Pachuca e não pode ter um outro representante do país, caso opte pelo ranking, o Philadelphia Union, da MLS apareceria como favorito à vaga.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.