Verão Quente de 1993: A grande polêmica do futebol português

O futebol mundial conta com uma diversidade de histórias que ficaram marcadas no esporte. Uma das mais importantes aconteceu há exatos 32 anos e levou o nome de “Verão Quente de 1993”. No dia 10 de junho daquele ano, o Benfica se sagrou campeão da Taça de Portugal ao vencer o Boavista pelo placar de 5 a 2. Fora de campo, a novela ‘Verão Quente’ passava na RTP1, emissora de TV local.

Mas em que uma novela teria relação com uma partida de futebol? Acontece que, naquela época, alguns clubes portugueses viviam momentos diferentes em relação à sua saúde financeira. O Porto não vinha muito bem das pernas e o Sporting, tentando se aproveitar disso, se movimentou para tentar trazer os craques do seu maior rival.

O clube conseguiu trazer jogadores como Paulo Sousa (aquele que comandou o Flamengo em 2022) e Pacheco, talentoso atacante. O ex-técnico do Flamengo, entretanto, não gostou da forma como saiu dos Encarnados em 1993 e protestou. “Os jogadores são tratados como cães. Eu também sou gente. Como é possível darem uma procuração a um empresário para tratar do meu futuro? Eu é que tinha de ser consultado em primeiro lugar para dizer aquilo que queria”, afirmou em uma entrevista na época.

Verão Quente de 1993 terminou com uma grande reviravolta

O Benfica, um dos clubes mais atingidos pelo ‘Verão Quente’ promovido pelo Sporting, tentava juntar os cacos. Um dos poucos que não havia saído era o meia Rui Costa, que permaneceu até 1994 até rumar para o futebol italiano. O Sporting, com grande investimento – e tirando peças importantes dos rivais – era o grande candidato ao título e assim permaneceu nas primeiras partidas.

Só que os Leões começaram a decair após a saída de Bobby Robson do comando da equipe. O excelente Carlos Queiroz bem que chegou e conseguiu melhorar a equipe. Porém, no confronto direto entre Benfica e Sporting, os Encarnados conquistaram uma sonora vitória por 6 a 3 e tiraram as chances de título do rival, mesmo após o baque de ter perdido grandes nomes do seu elenco. Já o Sporting terminou o Verão Quente de 1993 sem título algum.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.