Pela fortuna de R$ 6 bilhões, Raphinha deixa o Barcelona
Aos 28 anos, Raphinha vem vivendo uma das suas melhores temporadas da carreira. Contratado pelo Barcelona em junho de 2022 junto ao Leeds, da Inglaterra, ele é peça de confiança de Hansi Flick e vive uma temporada artilheira e digna de candidatura ao prêmio Bola de Ouro. Só na atual edição da UEFA Champions League, ele anotou 12 gols em 11 partidas disputadas.
Tanto é que, naturalmente, ele desperta o interesse de algumas equipes do futebol mundial. Clubes como Liverpool, Arsenal e Manchester United já chegaram a consultar a situação do jogador, mas a negociação para tirar o brasileiro do Barcelona não é nada simples. Acontece que ele tem uma multa rescisória estipulada em “apenas” 1 bilhão de Euros (cerca de R$ 6 bilhões na cotação atual).
E de pensar que Raphinha chegou a cogitar uma saída dos Culés anos atrás. Acontece que o jogador teve um processo de adaptação um tanto quanto conturbado principalmente quando a equipe era comandada pelo ex-meia Xavi. O brasileiro foi convencido a permanecer e agora é um dos principais nomes da equipe que luta pelos títulos da Champions League e de La Liga.
Raphinha teve rápida passagem pelo futebol brasileiro
Você pode até se perguntar se o atacante já jogou no Brasil em algum momento da carreira. Raphinha é cria das categorias de base do Avaí, mas nunca jogou na equipe profissional do clube catarinense. Ele se mudou muito cedo para Portugal e completou sua base no Vitória de Guimarães em 2016. Após dois anos no profissional, acertou com o Sporting.
Sua passagem pelos Leões durou apenas um ano, já que em 2019, ele acertou com o Rennes, da França, onde também ficou por apenas uma temporada. Raphinha foi contratado pelo Leeds como uma das esperanças da equipe na volta à Premier League e teve boas atuações que chamaram atenção de gigantes do futebol europeu. O Barcelona não perdeu tempo e contratou o jogador, que segue até hoje vestindo a camisa 7 dos Culés.