Guardiola está feliz da vida após goleada do Arsenal contra Real Madrid
Na tarde desta terça-feira (8), o Arsenal conquistou um importante resultado ao derrotar o Real Madrid por 3 a 0 no jogo de ida das quartas de final da UEFA Champions League. Com o triunfo, os Gunners se aproximaram das semifinais da competição. Mas o resultado serviu não só para a comemoração dos torcedores do Arsenal, como também de outros clubes ingleses.
Acontece que, com a goleada no Emirates Stadium, o futebol inglês garantiu o direito a mais uma vaga na próxima edição da Champions, já que a Premier League não sai mais do Top-2 do ranking das ligas da UEFA. Com isso, quem terminar a Liga inglesa na 5ª colocação também terá vaga na principal competição continental na próxima temporada.
Inclusive, há uma grande disputa por uma vaga na próxima edição da UEFA Champions League no futebol inglês. No momento, Liverpool, Arsenal, Nottingham Forest e Chelsea ocupam as quatro primeiras colocações, mas a disputa principalmente pelo quarto lugar está bastante disputada. Atualmente, os Blues ocupam a colocação com 53 pontos.
Entretanto, o Newcastle vem logo atrás com a mesma pontuação e ainda tem um jogo a menos. Só que com a definição de que o 5° colocado também irá para a próxima Champions, a disputa se abre para mais clubes. Manchester City (52), Aston Villa (51), Fulham (48) e Brighton (47) estão no páreo e podem beliscar uma vaga na competição continental.
Com vitória do Arsenal, Premier League pode mandar seis clubes para a próxima edição da Champions
Com cinco participantes já confirmados, a PL tem a oportunidade de ter um sexto clube na próxima temporada da competição continental. Manchester United e Tottenham não fazem uma boa campanha na Premier League – 13° e 14°, respectivamente – mas estão vivos na UEFA Europa League e podem carimbar o passaporte para a Champions caso um deles vença a competição.
As duas equipes, inclusive, entrarão em campo nesta quinta-feira (10), na primeira partida das quartas de final da competição. Os Red Devils vão até a França enfrentar o Lyon, enquanto os Spurs jogam em casa contra o Eintracht Frankfurt.