Clubes jogarão Brasileirão e Mundial ao mesmo tempo? Entenda
Uma das novidades do calendário esportivo deste ano fica por conta do Mundial de Clubes nos Estados Unidos. A competição, que ficou conhecida como “Super Mundial” tem o mesmo formato da Copa do Mundo de seleções e contará com a presença de 32 clubes espalhados ao redor do continente. Dentre eles, quatro brasileiros: Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo, campeões das quatro últimas edições da Libertadores.
A competição será disputada entre junho e julho deste ano e, ciente deste fato, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tomou algumas atitudes importantes. Primeiro, optou por iniciar os campeonatos estaduais para que o Campeonato Brasileiro também pudesse começar mais cedo. O objetivo é fazer com que a competição fosse pausada nos dias de disputa do Mundial, para não prejudicar os clubes brasileiros.
Dessa forma, o Brasileirão ficará pausado entre 11 de junho e 12 de julho. No período em questão, é provável que as equipes brasileiras que não estarão nos Estados Unidos façam partidas amistosas para manter a forma física dos jogadores.
Pelo Mundial, clubes pedem adiamento de seus jogos no Brasileirão
Segundo informações do ‘Globo’, Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo enviaram, em conjunto, um ofício para a CBF solicitando o adiamento de suas partidas na 12ª rodada do Brasileirão. Essas partidas estão marcadas para os dias 11 e 12 de junho, mas são próximas às datas das estreias dos brasileiros no Mundial. A ideia é garantir uma viagem tranquila e antecipada das delegações.
Palmeiras e Botafogo, por exemplo, fazem suas estreias no dia 15 de junho. O Alviverde enfrenta o Porto às 19h (horário de Brasília) na cidade de Nova Jersey em jogo válido pelo Grupo A da competição. Mais tarde, às 23h, é a vez do Botafogo enfrentar o Seattle Sounders no Grupo B.
No dia seguinte, é a vez do Flamengo fazer sua estreia enfrentando o Espérance (Tunísia) às 22h na Filadélfia em jogo do Grupo D. Por fim, o Fluminense faz sua primeira partida no dia 17, quando medirá forças com o Borussia Dortmund às 13h em Nova Jersey.