Há 34 anos, Senna vencia em Interlagos pela primeira vez
Um dos nomes mais importantes da história do automobilismo brasileiro, Ayrton Senna é lembrado até hoje pelos fãs de Fórmula 1 no geral. Ele foi campeão da modalidade em três ocasiões (1988, 1990 e 1991) e ficou marcado por, além dos títulos, diversas conquistas e vitórias marcantes em alguns GP’s. Uma destas vitórias aconteceu há exatos 34 anos.
Era exatamente 24 de março de 1991 quando o Circuito de Interlagos recebia o grande prêmio do campeonato daquele ano. Apesar de ter conquistado diversas vitórias em outras pistas, Senna ainda não tinha tido o prazer de vencer correndo em casa para milhares de brasileiros. A história mudaria naquele ano.
O brasileiro conquistou a Pole Position correndo pela McLaren e largaria a frente das duas Williams, pilotadas por Nigel Mansell e Riccardo Patrese. Os dois companheiros de equipe travaram uma disputa acirrada por posições, o que fez com que Senna tivesse liberdade para disparar na primeira colocação na prova. Entretanto, Mansell conseguiu desgarrar do companheiro de equipe e passou a ser uma ameaça real a Senna.
Senna teve vitória dramática em casa
O ídolo brasileiro se encaminhava para uma vitória tranquila depois que Mansell errou em uma tentativa de ultrapassagem. Porém, na volta 64 (das 71 da pista), a McLaren de Senna começou a enfrentar problemas, travando o câmbio da troca de marchas. O brasileiro não podia mais ir para os boxes e precisou se virar para manter o carro na pista.
Ciente do problema com a McLaren do brasileiro, a Williams avisou a Patrese para tentar uma aproximação ao carro de Senna. O italiano tratou de acelerar e conseguiu diminuir consideravelmente a distância para o brasileiro. No entanto, ele conseguiu guiar sua McLaren de forma magistral, não foi ultrapassado nas últimas voltas e conseguiu sua primeira vitória correndo em casa.
Senna comemorou bastante e seu carro desligou momentos depois dele cruzar a linha de chegada na primeira colocação. O brasileiro voltaria a vencer em Interlagos apenas mais uma vez em 1993. No ano seguinte, ele infelizmente acabou falecendo após um acidente no GP de Ímola, na Itália.