7 substituições? Entenda regra que impactou a vitória do Brasil
Na noite desta quinta-feira (20), o Brasil sofreu mas conseguiu derrotar a Colômbia por 2 a 1 em jogo válido pela 13ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo. Com o resultado, a seleção saltou provisoriamente para a vice-liderança com 21 pontos e está a quatro da Argentina, que inclusive será o próximo adversário do Brasil na competição.
No entanto, o que chamou atenção foi o fato de que o técnico Dorival Júnior mudou mais de meio time na partida. Ao todo, foram sete alterações, já que Dorival optou por tirar o atacante Vinícius Júnior após o gol marcado nos acréscimos do segundo tempo para colocar o zagueiro Léo Ortiz, do Flamengo. Mas por que o Brasil pôde fazer sete alterações quando o máximo permitido é cinco?
Acontece que, nos últimos anos, a FIFA adotou o “protocolo de concussão”, que entra em ação em casos de choque de cabeça no decorrer das partidas. Na noite de ontem, o goleiro Alisson e o zagueiro colombiano Davinson Sánchez tiveram um choque de cabeças e, após avaliação médica, os técnicos foram informados de que os jogadores deveriam deixar o campo.
Nesses casos, as equipes ganham direito a uma substituição extra fora as cinco que já tem direito. Como o protocolo foi ativado para dois jogadores, as duas seleções ganharam duas substituições extras. Dorival optou por tirar Alisson da partida e colocou o goleiro Bento. No mesmo minuto, ele colocou Wesley, Savinho e André na partida. Antes, Joelinton e Matheus Cunha já haviam entrado em campo.
Brasil vence e respira nas Eliminatórias
Não foi uma vitória tão convincente, mas no fim das contas o que importa é o resultado. A Seleção Brasileira havia aberto o placar logo aos cinco minutos da primeira etapa com cobrança de pênalti de Raphinha, mas permitiu o empate dos colombianos ainda no primeiro tempo com Luis Díaz.
O Brasil chegou a pressionar e, em alguns momentos, foi pressionado pelos adversários. O gol salvador saiu apenas aos 53 minutos, com Vini Jr acertando um belo chute de fora da área. Agora, a seleção vai até a Argentina enfrentar os Hermanos buscando encaminhar a vaga na próxima Copa do Mundo.