Regulamento do Campeonato Argentino atualizado: regras e detalhes

O Campeonato Argentino deste ano iniciou em em janeiro e contou com uma grande novidade: a competição não terá o sistema de pontos corridos. Esta foi apenas uma das novidades anunciadas pela Associação de Futebol Argentina (AFA) que promoveu uma série de mudanças em relação a competição do último ano.

Campeonato Argentino passa por mudanças de regulamento para a atual temporada. Foto: Divulgação/Daniel Jayo

Uma das primeiras novidades está em relação ao rebaixamento. Exclusivamente este ano, nenhuma equipe será rebaixada, para que os clubes possam se ajustar ao novo formato da competição. No antigo formato, os 28 clubes se enfrentavam em turno único e a equipe que somasse o maior número de pontos se sagrava campeã da competição, algo parecido com o atual regulamento do Campeonato Brasileiro.

Atual formato do Campeonato Argentino

O novo formato da competição não é nenhuma novidade. Afinal de contas, o Campeonato Argentino voltará a ser disputado em formato de duas copas, com a realização dos torneios Apertura e Clausura. Era assim que a competição era disputada até 2012, com a divisão das equipes em grupos. Os melhores classificados se qualificam para a fase de mata-mata.

O torneio Apertura, que já está em andamento, tem prazo para acontecer no primeiro semestre, enquanto o Clausura será realizado apenas no segundo semestre, com as 30 equipes divididas em dois grupos de 15 clubes. A divisão foi realizada por um sorteio antes do início da competição. De acordo com o regulamento, os dois primeiros colocados de cada grupo avançam direto para as quartas de final, enquanto os qualificados do 3° ao 6° lugar disputam as oitavas de final.

Das quartas em diante, os duelos serão realizados em campos neutros, até a definição do mata-mata. As vagas para as competições continentais (Libertadores e Sul-Americana) serão definidas com a pontuação geral das equipes na competição. Vale destacar que, além do Campeonato Argentino, serão disputadas a Copa da Argentina; o Troféu dos Campeões, com os vencedores dos torneios Apertura e Clausura; e a Supercopa da Argentina, com o campeão do Campeonato Argentino e da Copa da Argentina.

História do Campeonato Argentino

Uma das ligas mais tradicionais do futebol sul-americano, o Campeonato Argentino teve sua primeira edição disputada em 1891. No entanto, seu profissionalismo veio apenas em 1931, com 18 clubes que se desvincularam das ligas amadoras formando uma competição profissional. De lá pra cá, a competição passou a ser disputada anualmente e o regulamento sofreu diversas mudanças com o passar dos anos.

No geral, 28 clubes diferentes já conquistaram o título da competição ao menos uma vez na história. No entanto, duas equipes dividem o protagonismo e possuem a maior quantidade de títulos da competição em disparado: os rivais River Plate e Boca Juniors. O River é o maior vencedor da história do Campeonato Argentino com 38 títulos, ante 35 do Boca. Somadas, as duas equipes possuem incríveis 73 conquistas.

A terceira colocação do ranking de maiores vencedores da competição é o Racing, que levantou o troféu 18 vezes. Completam o Top-5 o Independiente (16) e San Lorenzo (15). O atual campeão da competição é o Vélez Sarsfield, que confirmou o título do Campeonato Argentino após vitória sobre o Huracán na última rodada. O adversário, inclusive, era uma das três equipes que chegou ao fim do torneio com chances de título.

Jogadores do Vélez comemorando título do Campeonato Argentino. Foto: Divulgação/Hernán Mauricio

Porém, bastava ao Vélez vencer o jogo, tendo em vista que o Talleres, que estava na vice-liderança, tinha o mesmo número de pontos (48), mas o Vélez tinha uma vantagem de 11 gols de saldo. Os ‘Fortineros’, como o clube é conhecido, era comandado por Gustavo Quinteros, atual técnico do Grêmio, e conquistou seu 11° título da competição.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.