Regra 8 do futebol: início e reinício do jogo
O pontapé inicial de uma partida de futebol parece um ato muito simples, mas por trás dele existe uma regra que envolve todos os lances onde a bola precisa ser reposicionada em campo para o andamento do jogo.
A marca central do meio-campo é onde a bola deve estar para iniciar uma partida, tanto no primeiro como no segundo tempo, além de ser o local onde acontecem os reinícios de jogo após a marcação de gols.
Para decidir qual equipe começa com a bola é realizada uma disputa de cara ou coroa, previamente à partida, entre os capitães de cada time. O vencedor tem o direito de escolher a posse da bola ou o lado que prefere atacar na primeira etapa. Isso se inverte no segundo tempo.
Para a cobrança do pontapé inicial a bola deve estar paralisada no centro do campo e os adversários precisam ficar a 9,15m dela, só podendo toca-la quando o time detentor da posse iniciar o duelo. O responsável por autorizar a cobrança é sempre o árbitro.
Outros lances em que a bola precisa ser reposicionada em campo acontecem nos casos de bola ao chão. Essa regra diz respeito a quando ocorre alguma intercorrência na partida, como a lesão acidental de um jogador (sem ter sofrido uma falta), um choque forte entre dois atletas, que não se configura infração para nenhum dos lados, um toque na bola pelo próprio árbitro ou por algum agente externo (animais, torcedores, membros da comissão técnica, etc).
Nesses casos a bola é colocada exatamente no lugar onde atingiu o último jogador ou agente externo e a posse será concedida a quem detinha ela por último. No entanto se o jogo for paralisado enquanto a bola estiver dentro da grande área, sob posse do time defensor, a bola deve ser reposicionada na marca do pênalti.