Por que gol fora de casa deixou de ser critério de desempate?

Desde 2021, a Conmebol tomou a decisão de anunciar que o critério do “gol fora de casa” não seria mais válido nas competições. A entidade teve a iniciativa após a UEFA e a própria CBF terem partido pelo mesmo caminho, acabando com a regra que dava vantagem aos clubes que marcavam mais gols jogando fora de seus domínios.

Mas qual foi o motivo que levou as entidades esportivas a tomarem a decisão de abolir a regra? Basicamente, partindo da premissa de que “todos os gols possuem o mesmo valor” e de que, com a abolição da regra, haveria uma maior “justiça esportiva”. Vale lembrar que o “gol do visitante” tinha sido implementado na Libertadores e na Sul-Americana a partir de 2005, mas a partir de 2008, não era mais válido pelas finais, que eram disputadas em dois jogos até 2018.

Regra do gol fora de casa já ajudou a decidir competições

O critério já ajudou a definir os campeões em algumas competições, principalmente na Copa do Brasil. A competição nacional de mata-mata teve a regra abolida em 2015, mas antes disso, contava com os jogos definidos em duas partidas com o gol marcado fora de casa servindo como critério de desempate. Em cinco vezes, as equipes foram campeãs por conta da regra.

O primeiro time beneficiado pela regra foi o Criciúma. A equipe catarinense decidiu a competição contra o Grêmio em 1991 em dois jogos que terminaram empatados por 1 a 1 e 0 a 0. No entanto, como a primeira partida foi disputada em Porto Alegre, o Criciúma acabou se sagrando campeão. No ano seguinte, foi a vez do Internacional. Derrotado pelo Fluminense por 2 a 1 no primeiro jogo no Rio de Janeiro, os gaúchos venceram por 1 a 0 na volta e levaram a taça.

Já em 1997, o Grêmio conseguiu se redimir e ganhou o título com a regra do gol fora de casa. A primeira partida terminou em 0 a 0 no Olímpico e o 2 a 2 no Maracanã deu a taça para os gaúchos. Em 2008, o Sport perdeu o primeiro jogo para o Corinthians por 3 a 1 fora de casa e venceu o duelo de volta por 2 a 0 em casa. Por fim, o Vasco foi o último campeão com o auxílio da regra. O Cruzmaltino venceu em casa por 1 a 0 e perdeu por 3 a 2 no jogo de volta contra o Coritiba, mas levou o título.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.