Patrocínios da Coca-Cola no futebol brasileiro: clubes e história

Em 1987, o Brasil vivia um momento diferente no futebol com a criação da Copa União. A competição, que gerou uma das maiores polêmicas do esporte no Brasil com a discussão de que time seria o campeão daquele ano, também promoveu um fato muito curioso: o patrocínio da Coca-Cola para os clubes participantes do torneio.

A multinacional, conhecida pela produção de refrigerantes e outros produtos líquidos, estampou sua logomarca em boa parte dos clubes brasileiros. As exceções foram aquelas equipes que já tinham parceiros fechados, como o Flamengo (Petrobrás), Palmeiras (Agip) e Corinthians (Kalunga). Além disso, houve uma mudança na logomarca para os clubes que tinham como rivais clubes que vestiam uniformes vermelhos, como Grêmio e Botafogo.

O patrocínio da Coca-Cola rendeu uma boa grana a Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Coritiba, Cruzeiro, Fluminense, Goiás, Grêmio, Santa Cruz e Vasco. Os clubes, que portavam a logo da Coca nos seus uniformes, foram “premiados” com cerca de US$ 1,75 milhões. A empresa ainda tentou estampar sua marca no centro dos gramados, mas a prática foi proibida pela FIFA.

Coca-Cola entrou no futebol brasileiro em um momento de crise

A chegada da Coca-Cola aos uniformes dos clubes brasileiros aconteceu após um comunicado da CBF, afirmando que não tinha poder financeiro para realizar o Brasileirão em 1987. A entidade afirmou que precisava de um bom patrocínio ou de um acordo com os clubes para que estes bancassem os gastos na disputa da competição.

Naquele momento, criou-se o ‘Grupo dos 13’ que contou com clubes como Flamengo, São Paulo, Palmeiras e Corinthians. O objetivo era viabilizar a disputa do campeonato nacional naquele ano. Foi elaborado um plano de marketing que convenceu empresas como a Rede Globo, Varig e Coca-Cola a patrocinarem a competição.

A empresa de bebidas quis estampar sua marca nos uniformes de todos os clubes, mas aqueles que já tinham seus patrocínios recusaram. A competição terminou com o Flamengo campeão do Módulo Verde e o Sport do Módulo Amarelo. Pelo regulamento, as duas equipes precisariam se enfrentar para definir o Campeão Brasileiro. No entanto, os cariocas alegavam que já seriam campeões por terem vencido a principal divisão e, com isso, o título acabou indo para as mãos do Sport.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.