Mundial de clubes feminino: Conheça formato da nova competição
No início deste mês, a Federação Internacional de Futebol (FIFA) aprovou a criação de uma nova competição: o Mundial de Clubes de futebol feminino. A competição tem previsão de ser disputada pela primeira vez em 2028 e, assim como o novo Super Mundial de Clubes de futebol masculino, que acontecerá entre junho e julho deste ano nos Estados Unidos, deve ser realizada de quatro em quatro anos.
Além do Mundial de Clubes de futebol feminino, a entidade anunciou que fará também a Copa das Campeãs, competição anual que deve começar a ser disputada já no próximo ano. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, elogiou a FIFA pela criação dos novos torneios.
“É um dia histórico para o futebol feminino, com a reunião do Conselho da FIFA e a criação da Copa das Campeãs e do Mundial de Clubes Feminino. A FIFA busca cada vez mais o fortalecimento do futebol feminino em todo o mundo, e a CBF comunga com isso”, afirmou.
Formato do Mundial de Clubes e da Copa das Campeãs
As duas competições já tiveram seus formatos definidos. O Mundial contará com a presença de 16 equipes, sendo cinco vagas de clubes europeus, duas de equipes da América do Sul, duas da África, duas da Ásia e duas da Concacaf. As outras três vagas serão definidas em playoffs disputados entre os clubes classificados de cada confederação, com critério ainda a ser definido.
As 16 equipes classificadas serão colocadas em quatro grupos com quatro times. Os dois clubes de melhor campanha na fase inicial avançam para o mata-mata, que será definido em partida única até a grande final.
A Copa das Campeãs, por sua vez, contará apenas com as seis equipes que conquistarem o principal título continental de suas confederações. A equipe que se classificar via Libertadores vai automaticamente para as semifinais e enfrentará o clube classificado pela Concacaf em busca de vaga na decisão.