Campeonato Alemão: Como funciona o rebaixamento da Bundesliga?

Um dos campeonatos mais tradicionais do futebol europeu, a Bundesliga tem uma peculiaridade em seu regulamento, que o diferencia das outras ligas. Ao todo, 18 equipes disputam o título do Campeonato Alemão e o campeão, de fato, é definido pela equipe que conquistar mais pontos ao longo de 34 rodadas. O sistema de rebaixamento, no entanto, é um pouco diferente.

Ao contrário do Campeonato Brasileiro, onde são rebaixadas quatro equipes, na Bundesliga caem três clubes. As equipes que ocuparem a 17ª e a 18ª colocações são automaticamente rebaixadas, dando suas vagas para os clubes que terminarem na 1ª e 2ª colocações da Bundesliga 2. O 16° colocado da primeira divisão, no entanto, ainda tem uma chance de escapar da queda.

Quem terminar nessa colocação vai enfrentar o terceiro colocado da segunda divisão em um playoff do rebaixamento, disputado em duas partidas. O jogo de ida é disputado na casa do clube da primeira divisão e a partida decisiva acontece na casa do time da Bundesliga 2. Se o virtual rebaixado da Bundesliga vencer, permanece na elite. Caso contrário, acaba rebaixado.

História da Bundesliga

A primeira edição do Campeonato Alemão foi disputada oficialmente na Temporada 1963/1964. Na ocasião, o título ficou com o FC Koln, que hoje disputa a Bundesliga 2. Apesar de muitas equipes já terem se sagrado campeãs da competição ao longo de sua história, ninguém supera a soberania conquistada pelo Bayern de Munique.

Os Bávaros, que conquistaram o primeiro título da competição em 1969, são os maiores vencedores da competição com incríveis 32 títulos. Os clubes mais próximos no ranking são o Borussia Dortmund e o Borussia Mönchengladbach com apenas cinco conquistas cada. O atual campeão da competição é o Bayer Leverkusen, que conquistou seu primeiro título na história na última temporada após ser vice-campeão em outras cinco ocasiões.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.