Goleiros podem usar boné e óculos escuros? Conheça a regra

Antigamente, era muito comum ver alguns goleiros – principalmente no futebol brasileiro – usarem bonés nas partidas. A medida tinha como objetivo evitar que a visibilidade dos arqueiros fosse prejudicada por conta do sol. Em novembro do ano passado, o goleiro Gugliermo Vicario, do Tottenham, usou um boné para proteger os olhos do sol e trouxe certa nostalgia em alguns fãs do esporte.

Mas afinal, de contas, o que dizem as regras do futebol sobre o uso de bonés e óculos escuros nas partidas? Antes de mais nada, é importante ressaltar que, de acordo com as regras do futebol da Associação Internacional de Futebol (IFAB, no inglês), os goleiros podem entrar no gramado e disputar partidas usando bonés, calças de moletom e óculos.

As regras do futebol não proíbem os jogadores de utilizarem tais acessórios, já que eles não são vistos como perigosos aos atletas. Afinal de contas, no caso dos bonés e dos óculos escuros, eles são utilizados especificamente para casos em que há a presença muito forte do sol que pode acabar atrapalhando a visibilidade dos goleiros.

Por que os goleiros não estão mais usando boné como antes?

Atualmente, o uso de bonés por parte dos arqueiros está cada vez mais raro no futebol e os motivos são variáveis. No entanto, o ex-goleiro Richard Lee, que também chegou a usar o acessório, deu a sua versão sobre os motivos pelos quais os bonés podem estar cada vez mais escassos no futebol. Na opinião do ex-jogador, tudo passa por questões de tendências de moda.

Lee explica que o futebol valoriza bastante a imagem e a “marca” dos jogadores. Com isso, os bonés passam a não ter tanto destaque assim no futebol mundial (ou na Premier League, por exemplo). Além disso, os bonés não são tão utilizados por nomes de destaque na posição e, desta forma, os mais jovens não se sentem influenciados a usar da tendência.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.