Campeonato Brasileiro já teve edição com 94 clubes

Certamente, você já deve estar acostumado com o atual regulamento do Campeonato Brasileiro, com 20 clubes disputando a competição em sistema de pontos corridos. O campeão e os rebaixados são definidos ao final das 38 rodadas da competição. Mas você sabia que uma edição da competição já contou com a incrível presença de 94 clubes?

Estamos falando do Campeonato Brasileiro de 1979. O que torna a história mais incrível é o fato de que, mesmo com um maior número de clubes, a competição durou apenas três meses. E mesmo com a grande quantidade de clubes, o Brasileirão daquele ano não contou com Corinthians, Santos, São Paulo e Portuguesa, que optaram por boicotar a competição por se sentirem prejudicados com o calendário esportivo daquele ano.

Sem a presença dos gigantes paulistas, a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) optou por dar espaço a equipes de menor escalão só pra preencher o torneio, que contou com clubes espalhados ao redor do Brasil e times que certamente pouca gente conhece ou que nem existem mais: Colatina (Espírito Santo), Guará (Brasília), Leônico (Bahia) e Colorado (Curitiba).

Regulamento do Campeonato Brasileiro de 1979 era confuso

O regulamento da competição não era lá dos melhores. Na primeira fase, 80 clubes eram divididos em oito grupos de 10 clubes cada. Dois grupos (G e H) contavam com as melhores equipes da competição e eram responsáveis por classificar oito times para a fase seguinte. Nos grupos restantes, os quatro primeiros colocados e quatro clubes com a melhor campanha dentre os 5° colocados avançavam de fase.

A segunda fase contava com os 44 que avançavam da primeira, mais 12 clubes (seis cariocas e seis paulistas), divididos em sete grupos com oito clubes. Avançavam apenas as duas melhores campanhas de cada grupo. A terceira fase contava com os 14 classificados da fase anterior, mais Guarani e Palmeiras, campeão e vice respectivamente, da última edição da competição.

Na terceira fase, os 16 clubes eram separados em quatro grupos com quatro clubes e apenas o campeão de cada chave avançava para as semifinais. Daí, sobraram Coritiba, Palmeiras, Internacional e Vasco da Gama, que se enfrentaram nas semi em jogos de ida e volta. Os cariocas venceram os paranaenses, enquanto os gaúchos derrotaram os paulistas.

Na grande final, o Internacional superou o Vasco da Gama duas vezes e levantou o título daquele Campeonato Brasileiro, que até hoje é considerado um dos mais malucos da história.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.