10 propagandas argentinas sobre futebol

A Argentina talvez seja o país que melhor explique o futebol em sua publicidade. Confira algumas propagandas que apresentam o futebol como uma metáfora da vida. Nas alegrias, tristezas, aprendizados e gols.

1- “El fútbol no se piensa, el fútbol se siente” (Quilmes, 1998)

Poucas empresas sabem descrever o turbilhão de emoções que o futebol proporciona como a cervejaria Quilmes. A mescla de jogadores da seleção e torcedores é bem comum em suas propagandas. Só a frase “el fútbol no se piensa, el fútbol se siente” já faz a propaganda valer a pena.

2- ‘És Cultural” (TyC Sports, 2010)

A TyC Sports (Torneos y Competencias) é um canal esportivo da TV paga argentina. Muitos dos comparativos utilizados no início do comercial poderiam ser feitos também pelos brasileiros. Se eles e nós temos que melhorar como sociedade, pelo menos no futebol há motivos para uma saudável inveja.

3- Aliento (Quilmes, 2001)

Líder absoluta das Eliminatórias de 2001, a seleção era um dos poucos motivos de alegria dos argentinos enquanto a economia afundava. Em tempos tão difíceis, nada melhor do alentar o povo tão sofrido a não desistir, acordar cedo e ir para a luta. Aparecem na propaganda os jogadores Sorin, Kily González, Gallardo, Samuel, Zanetti e Almeyda.

“Vamos, vamos Argentina, vamos, vamos a ganar, que esta barra quilombera, no te deja, no te deja de alentar.”

4- “Tanta gloria, tanto fútbol” (Quilmes, 2002)

Propaganda realizada às vésperas da Copa de 2002. Um resumo das participações da Argentina nas Copas do Mundo em forma de publicidade. Momentos gloriosos, outros nem tanto, mas com o sentimento de identidade nacional sempre vivo.

5- Benditos y Malditos (Quilmes,2006)

Outra obra prima da Quilmes. O futebol é feito de benditos e malditos. Benditos sejam aqueles que trazem as vitórias para o nosso time e malditos (bastardos, invejosos, filhos da puta…) todos aqueles que tentar impedir. Não há meio termo, ou nos fazem tocar o céu ou nos jogam nas profundezas do inferno.

6- Jogo Bendito (TyC Sports, 2013)

Como resistir a uma preleção do Papa Francisco? A milagre do Papa quase se realizou, talvez se Higuaín fosse mais crédulo…

7- Os que não chegaram (CTI Móvil, 2006)

Quem nunca pensou em ser jogador de futebol? Infelizmente a falta de talento nos fez ficar pelo caminho. Continuamos a dar nossas caneladas pelos campos e quadras por aí, mas a mensagem é direta: jogadores, façam isso por todos aqueles não não chegaram. O nosso sonho interrompido ficou nas chuteiras de vocês.

A música da propaganda é o tema da Copa do Mundo de 1990: Un’estate italiana– Um verão italiano. Talvez a mais bela canção de um mundial (link)

Notti magiche (Noites mágicas )
Inseguendo un goal ( Perseguindo um gol)
Sotto il cielo ( Sob o céu)
Di un’estate italiana ( De um verão italiano)

8- Empezar de nuevo (Coca Cola, 2002)

Copa de 2002. A seleção argentina é considerada uma das grandes favoritas para conquistar o título. Após uma vitória, um empate e uma derrota acaba eliminada na primeira fase. O futebol não conseguia dar uma pequena alegria para um país convulsionado. Mas, de alguma forma, era necessário seguir adiante. Por mais difícil que fosse a realidade, sempre haveria o dia (e mundial) seguinte.

“Choramos. No Choramos. Choramos. No Choramos. Choramos!”

9- Maradona- Coca Cola e um Sorriso (1982)

A propaganda é idêntica ao que o Zico fez no Brasil (link) e o jogador de futebol americano Joe Greene (link) nos EUA. Na época não tínhamos internet para sobre disso, mas a música e a mensagem são bonitas. O que existe de mais feliz do que receber a camisa e o sorriso do seu ídolo?

10- Que lindo que és el fútbol (Claro, 2014)

Somos melhores como sociedade e mais nacionalistas durante uma Copa do Mundo. Por que não manter esse espírito sempre?

Bônus- Campanha Anti-Drogas (Institucional, Governo da Catalunha-1984)

Maradona infelizmente não acabou seguindo o que ele mesmo pediu. Mas pelo menos o craque, à época no Barcelona, deve ter feito muitas crianças e jovem dizerem “não”. A propaganda é espanhola, mas a mensagem vale para a Argentina, Brasil e o mundo inteiro.

Summary
Article Name
Extracampo na publicidade: 10 propagandas argentinas sobre futebol
Description
A terra de Maradona e Messi não é uma potência apenas no mundo da bola, mas também na arte de criar propagandas sobre a relação do futebol e sua sociedade.
Author
Publisher Name
Extracampo