O América do México acaba de lançar uma terceira camisa laranja em homenagem ao ator Roberto Gómez Bolãnos, o Chespirito, famoso no Brasil por dar vida aos personagens Chaves e Chapolin.
O uniforme faz referência aos 40 anos do filme “El Chanfle”, estrelado pelo comediante. No longa, Bolaños vive um roupeiro do América que sonha em ser jogador de futebol. Sua esposa na trama é Terê (Florinda Meza, a dona Florinda do Chaves), que sofre por não ter engravidado após dez anos de casamento. Então, com a ajuda do dr Nájera (Édgar Vivar, o Seu Barriga), o casal tenta ter um filho antes da final de um campeonato de futebol.

Lançado em 1978, “El Chanfle” é até hoje um dos grandes sucessos de bilheteria nos cinemas do México. O filme também foi citado várias vezes em Chaves, como no clássico “Vamos ao Cinema”, rodado em 1979. No episódio, após várias interrupções durante a exibição de um filme, o personagem de Bolaños diz: “Teria sido melhor ver o Chanfle” . Na versão em português, ficou “teria sido melhor ver o filme do Pelé”, até hoje usado em memes nas redes sociais.
A camisa é assinada pela Nike, patrocinadora oficial do time, e terá uma edição limitada de 4.014 unidades, referência aos 40 anos do filme e ao número 14, camisa usada por Chanfle quando ele deixa de ser o roupeiro para, de fato, entrar em campo. O uniforme ainda terá assinatura de Chespirito abaixo do escudo do clube. A comercialização será feita somente no sábado, na loja oficial do América, localizada na Cidade do México. Uma outra versão da camiseta – sem a numeração e a assinatura – deverá estar à venda na internet em breve.

Bolaños faleceu em 8 de novembro de 2014, aos 85 anos, vítima de uma parada cardíaca. O ator era torcedor do América, fã de Pelé e do futebol brasileiro.